A China deverá representar mais de 50% do mercado mundial de varejo online em 2017, de acordo com um relatório recente. Com a sua imensa população e a alta penetração de compradores online entre os usuários de internet, a China lidera a arena de comércio eletrônico B2C mundial, apesar da penetração na internet de apenas 50% da população total.
O relatório intitulado “China B2C E-Commerce Market 2017” publicado pela yStats.com diz que cerca de dois terços dos usuários de internet na China urbana já fazem compras online, a participação é maior nas principais cidades. Com a participação das vendas online no varejo total do país já em dois dígitos, o mercado de varejo online na China está apresentando sinais distintos de maturidade. Entre eles estão a crescente contribuição do segmento B2C e o recuo da participação do C2C nas vendas totais de comércio eletrônico de varejo.
Um maior crescimento de e-commerce está previsto para 2020 devido ao aumento das taxas de penetração de internet e compradores online, crescente freqüência de compras online por consumidores urbanos e, sobretudo, aumento das vendas no varejo online na China rural. De acordo com as estatísticas oficiais referenciadas neste relatório, as vendas no varejo online nas áreas rurais da China mais do que duplicaram entre 2015 e 2016.